segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SOLAR BARÃO DO RIO REAL


Situado na rua Almeida Couto, nº 01 – Largo de Nazaré “ construção do século XVIII e reformado no início do século XIX – Nota nesse casarão o mirante já implantado na construção civil da época em várias residências.”( frases do IPHAN, ficha do imóvel ).
Pertenceu ao Barão do Rio Real– José Dantas dos Imperiais Itapicurú ou como era chamado Dr. José Dantas Itapicurú, 1º barão do Rio Real, nasceu no dia 19 de março de 1798 no engenho Camuciatá, município de Itapicurú. Faleceu no dia 10 de novembro de 1862, nesta capital, e sepultado no cemitério do Campo Santo. Foi juiz em Itapicurú, agraciado barão. Filho legítimo de José d’Antas e Francisca de Sousa, casou em 1ª núpcias com D. Ana Ferreira de Jesus Velloso, não teve filhos, na 2ª núpcias casou com D. Eliza Pitanga Dantas, faleceu na Capital em 12 de junho de 1902, deixando quatro filho a saber: João Gualberto Dantas com 22 anos ( futuro 2º barão do Rio Real )
José Dantas Itapicurú com 21 anos
Maria Leopoldina Dantas com 18 anos
Praxeres Pitanga Dantas com 13 anos.
(Fonte, inventário pág.2 do livro de Inventário de José Dantas Itapicurú em 23 de agosto de 1902 – Itapicurú )
Assim sendo, é natural que o barão e sua família, sempre quando vinham para a Capital (Salvador) ficaram estabelecidos no casarão do bairro de Nazaré. Este Solar ou casarão, foi tombado pelo IPHAN sob nº 32 do livro de Belas Artes, fls,07 em 20.04.1938 (Arquitetura civil do período Colonial) cadastro imobiliário nº 20314 – Processo nº 118-T “ Tombado em agosto de 1937 sob nº 32 – época século XVIII (1748 mais ou menos).”Poucas referencias seguras sobre esse prédio. Conseguimos saber que ele seria um dos 3 edificios primitivos do bairro de Nazaré. Parece que, mais tarde, em pleno século XIX sofreu pequenas modificações. Estas, porém de natureza mais ornamental, longe de prejudicar, antes lhe aumentaram a discreta elegância de legitima casa palaciana.”
As anotações acima, estão registradas na ficha do imóvel mencionado, pelo arquiteto fiscal.
O imóvel passou por vários locatários. Foi pousada dos padres da Congregação das Missões. Em 29 de dezembro de 1944 pertenceu a D. Almerinda Martins Catarino da Silva. Já em fevereiro de 1945 pertenceu ao Colégio N. Sª de Lourdes e Escola Técnica. Depois em 11,08.95 foi transferido ao Colégio Democrata e novamente abandonado. Hoje esse casarão está sob a locação, segundo informações do IPHAN a um comerciante de antiguidade que por sua vez, ainda não abriu a porta.
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Certas pessoas de pensamentos Liberais da época substituíam os sobrenomes portugueses por um nativista, era comum esse sentimento para se identificar melhor, por exemplos: Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, advogado, jurista e político baiano, defensor da independência, visconde de Jequitinhonha – nome de batismo Francisco Gomes Brandão (Gê ou Jê homenagem ao índio brasileiro e Montezuma advém do Imperador Mexicano. Acayaba palavra de origem indígena Tupi)
Francisco Cortes Real, depois Corte Imperial editor do jornal “constitucional” principal jornal dos interesses baianos.
Padre Manoel José de Freitas Batista Mascarenhas, passou a ser Manuel Dendê Bus em homenagem aos africanos da Bahia e o seu “azeite de dendê”. Vigário da Igreja da Conceição da Praia, figura do movimento libertador de 1822. Esses são um dos casos de centenas de outros como forma de protesto ao regime Imperial. Não seria contrario o Dr. José Dantas dos Imperiais Itapicurú, acrescentando em seu nome o local de morada. Como também a sua esposa passa a ter “Pitanga” no nome, referindo-se a uma frutinha regional e baiana muito conhecida.
Visitei o casarão do barão do Rio Real no bairro de Nazaré em 2007. Na ocasião a porta estava aberta e deparei com o ex-Diretor do Colégio N.Sª de Lourdes, ex- locatário do imóvel que estava recolhendo ainda, documentos de ex-alunos e estava passando o imóvel para o referido comerciante de antiguidade. Percorri o casarão que tinha vários objetos e móveis amontoados e vi uma escada belíssima de madeira de lei. Fui até a parte inferior do casarão chamado de “socavão”, local amplo com pouca circulação de ar, lá nas paredes sem cor, úmidas, se encontravam argolas de ferro presas na parede, visível instrumento de suplício para prender escravos e no chão outros objetos que não consegui identificar. É lamentável o descaso público e oficial do governo com o patrimônio histórico de grande interesse.
É BOM SABER:  Constatei na Pasta - maço nº1575 referente as Sociedades Beneficentes - Seção do Arquivo Colonial e Provincial do Arquivo Público do Estado da Bahia as seguintes informações: "Faz menção a construção do Palacete Geremoabo na rua Cova da Onça em 21,01.1677". Está referência é o Palacete da rua Almeida Couto, 01 no Bairro de Nazaré - endereço de hoje.
Trabalho de pesquisa de Álvaro B. Marques

7 comentários:

  1. Olá amigo! Estou fazendo uma pesquisa de genealogia da minha familia e não encontro muita informação quanto ao sobrenome Acayaba de minha familia materna, li nesse artigo que você cita que esse nome na verdade foi adotado e não existia antes? Você poderia me indicar alguma fonte de informação sobre isso? Agradeço muito! Se puder me escrever no email artkaviah@gmail.com
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo meu TCC de arquitetura sobre esse Solar, seria possível entrar em contato com você por outro meio além deste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Unknown, nome complicado não pode ser verdadeiro. Meu e-mail particular é BENTOBATACOTO@HOTMAIL.COM - estou pronto para servir. Álvaro

      Excluir
  3. o filho josé dantas itapicuru nasceu em 1833, e é filho dele com ana ferreira de jesus. Se joão Gualberto nasceu em 1829, tb é filho de Ana. Achei o registro de José no livro de batismos de nossa senhora de nazaré, data 27.12.1834.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Virgínia, me chamo Marta Dantas. Estou escrevendo um livro sobre os Dantas. Tentei achar este registro e não achei. Você poderia me mandar? Obrigada marta.dantas@gmail.com

      Excluir
  4. Olá Dantas, me Chamo Marta Dantas. Estou fazendo a árvore no Familysearch. Os antepassados estão lá. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Seu Resumo está errado!
    https://books.google.com.br/books?id=GSjTAAAAMAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q=Jo%C3%A3o%20d%60antas%20e%20sua%20descendencia&f=false

    ResponderExcluir